Sobre o PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de licenciatura uma imersão no mundo da docência ainda durante a graduação. Através do PIBID, futuros professores têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano de escolas públicas, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria da educação básica brasileira.
Como funciona?
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concede bolsas a Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de projetos PIBID. As IES, por sua vez, selecionam os bolsistas (licenciandos, professores da rede pública e professores das IES) que participarão dos subprojetos.
Objetivos do PIBID:
- Incentivar a formação de professores para a educação básica;
- Fortalecer os cursos de licenciatura;
- Proporcionar experiências práticas e inovadoras aos licenciandos em escolas públicas;
- Integrar a educação superior e a educação básica;
- Valorizar o magistério e a cultura escolar;
- Promover a pesquisa e a produção acadêmica no contexto escolar.
Modalidades de bolsa:
O programa oferece bolsas para diferentes categorias de participantes:
- Bolsista de iniciação à docência: estudantes de licenciatura que dedicam, no mínimo, 10 horas semanais ao PIBID.
- Professor supervisor: docente da escola pública que acompanha e supervisiona os bolsistas.
- Coordenador de área: professor da IES responsável por planejar, organizar e executar as atividades do PIBID em sua área.
- Coordenador de área de gestão de projetos educacionais: professor da IES que apoia a Coordenação Institucional.
- Coordenador institucional: professor da IES responsável por acompanhar o projeto junto à CAPES.
Para saber mais sobre o PIBID, acesse o site da CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid
PIBID Biologia e Educação Física da UFV
O PIBID Bio-EF é um subprojeto interdisciplinar, do PIBID da Universidade Federal de Viçosa (https://pibid.ufv.br/), que integra as áreas de Biologia e Educação Física da UFV Campus Florestal. O projeto tem como tema central “Educação ambiental, científica e digital para a saúde, criticidade e transformação social” e visa promover a formação de professores inovadores e engajados com as demandas da educação básica. Data de início das atividades: 11 de novembro de 2024.
O principal objetivo do PIBID Bio-EF é proporcionar aos bolsistas uma formação docente completa e de alta qualidade, os preparando para enfrentar os desafios da profissão e os capacitando a atuar como agentes de transformação na educação básica. Para alcançar esse objetivo, o projeto se concentra em duas frentes principais: a formação dos bolsistas e o impacto nas escolas parceiras.
Formação dos bolsistas:
- Observação e regência em sala de aula: Os bolsistas têm a oportunidade de observar e participar ativamente das aulas nas escolas parceiras, vivenciando o cotidiano da docência e desenvolvendo habilidades práticas.
- Participação em atividades formativas: O projeto promove atividades como cursos, oficinas, palestras, cursos e grupos de estudo, que visam aprofundar os conhecimentos dos bolsistas nas áreas de Biologia, Educação Física e Pedagogia.
- Elaboração de projetos e materiais didáticos: Os bolsistas participam da elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares e da criação de materiais didáticos inovadores, como jogos, apostilas, vídeos e apresentações, que contribuem para a sua formação, o enriquecimento das aulas e para o processo de ensino-aprendizagem.
- Organização de eventos de educação científica, divulgação e popularização das Ciências: Os licenciandos e supervisores participarão efetivamente na organização de eventos diversos, como na Feira de Ciências da UFV (FECITEC/UFV).
Impacto nas escolas parceiras:
- Melhoria do ensino e aprendizagem: As ações do projeto visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas parceiras, por meio da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e da utilização de recursos didáticos diferenciados.
- Desenvolvimento profissional dos professores: O projeto promove a troca de experiências entre os bolsistas e os professores supervisores, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a formação de uma comunidade de aprendizagem.
Área de atuação:
O projeto atua, principalmente, em escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Florestal, Minas Gerais.
EQUIPE do PIBID Bio-EF:
Coordenador de Área do PIBID Bio-EF:
- Professor Eduardo França Castro – UFV
Supervisores da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Resende, Florestal, MG:
- Professora Síntia Moreira de Souza (Ciências e Biologia);
- Professora Virgínia de Cassia Silva Diniz (Ciências e Biologia);
- Professor Lucas Pereira Machado (Educação Física).
Bolsistas de Iniciação à Docência (nome – matrícula na UFV – curso):
- Alexia Coelho Cassim – 5436 – Educação Física
- Cecília Ribeiro Drumond – 5395 – Ciências Biológicas
- Cristiane Aparecida da Silva – 5262 – Ciências Biológicas
- Estéfany Ferreira Dos Santos – 4268 – Ciências Biológicas
- Jhonatan Carlos de Oliveira Silva – 4317 – Educação Física
- Júlia Cenci Araújo – 6101 – Ciências Biológicas
- Karen Cristina de Aquino – 5193 – Educação Física
- Lais Müller Fabrini Sanches -6119 – Ciências Biológicas
- Lais Silva Cabral – 5155 – Ciências Biológicas
- Larissa Paolovick dos Santos – 5217 – Educação Física
- Livia Rodrigues Pereira Medina – 5401 – Ciências Biológicas
- Luana Lívia Barros Costa – 4285 – Ciências Biológicas
- Mantú Coutinho Baptista – 6102 – Ciências Biológicas
- Márcio Pereira Alves – 5266 – Educação Física
- Maria Eduarda Magalhães – 4279 – Ciências Biológicas
- Matheus Oliveira Da Silva Melo – 5398 – Ciências Biológicas
- Nicole Isabel da Silva – 4055 – Ciências Biológicas
- Nilton Raimundo Martins Júnior – 4275 – Ciências Biológicas
- Olívia de Sousa – 4728 – Ciências Biológicas
- Pedro Henrique de Oliveira Freitas – 5425 – Educação Física
- Regina de Jesus Silva – 6003 – Educação Física
- Richard Gregory Rodrigues Chagas – 4277 – Ciências Biológicas
- Samara Alves dos Santos – 5197 – Educação Física
- Vitor Hugo dos Santos – 5160 – Ciências Biológicas